Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sesimbra - castelo e porto

Num dos Domingos quentes de Outubro, aproveitámos para ir a Sesimbra para almoçar num dos muitos restaurantes que servem óptimos peixes grelhados. De Lisboa a esta vila peculiar são pouco mais de vinte minutos, pelo que, antes do repasto, resolvemos visitar o castelo medieval construido sobre uma colina sobranceira ao mar.
O castelo é constituido por uma muralha exterior que cerca todo o perímetro da antiga povoação e pela alcáçova onde moravam os nobres. Todo o espaço está muito bem arranjado e tratado. É pena não se verem mais visitantes. Não fossem os convivas de um casamento e não se via vivalma.
À tarde, e com o calor a apertar, visitàmos a zona portuária. Apesar de já termos estado muitas vezes em Sesimbra, nunca tinhamos estado no porto. Este foi uma agradável supresa.
Para começar é enorme. Depois, é interessante ver um porto de pesca ainda meio artesanal a funcionar.
Vale a pena visitar Sesimbra, apesar de um ou outro "mamarracho" que os nossos ilustres construtores empreiteiros cá da terra se encarregam de edificar.



Entrada da Alcáçova medieval. O castelo de Sesimbra foi muito importante na reconquista cristã e na defesa do território no fim do século XII e princípio do século XIII.


A torre de Menagem da Alcáçova, com a Serra da Arrábida ao fundo à direita. Nesta torre encontra-se uma interessante exposição gráfica explicativa da história do castelo.


A vila de Sesimbra vista do castelo. Apesar das feiosas construções modernas, esta terra é muito peculiar, e a enseada natural que dá origem ao porto é muito bonita.


O recinto interior da Alcáçova com uma torre de vigia. Dentro deste espaço havia várias casas, das quais só já restam os alicerces.


A Igreja de Nossa Senhora do Castelo, erguida em 1160, e que não pudemos visitar porque estava a celebrar-se um casamento.


Vista parcial da praia de Sesimbra com o Forte da Marinha à esqerda. Ao fundo ficam as falésias dos contrafortes da Arrábida. É a primeira vez que vejo tanta gente numa praia do continente em pleno mês de Outubro.


Existe um dique de protecção do porto, seguramente com mais de um quilómetro de extensão. Este gato é um dos muitos habitantes felinos que por lá andam. E tudo graça aos pescadores que os alimentam.


O porto de pesca com os típicos barcos coloridos e com o castelo no cima da colina ao fundo.


Outra perspectiva do porto de pesca. Gostamos de ver as águas relativamente limpas e transparentes do porto.


Com a maré a descer, a beira-mar torna-se um manancial para uma quantidade enorme de gaivotas.


Desta vez fizemos uso da nossa teleobjectiva para apanhar as gaivotas mais de perto.


As gaivotas não são todas brancas.


Sabe bem estar dentro de água.


E apanhar uns banhos de Sol também...


Panorâmica do porto recreativo do Clube Naútico de Sesimbra.

1 comentário:

  1. Olá Graça e Paulo!
    A vila de Sesimbra é encantadora. Costumo ir comer naqueles restaurantes junto ao porto de pesca, mas qualquer um deles tem sempre peixe fresquinho. E repararam como o gato estava preto do sol que apanha naquele dique?
    Boas fotos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar