Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Praia da Adraga

Novembro costuma ser um mês triste. O Verão já vai longe, as temperaturas descem, a chuva começa a ser irritante. Mas, naqueles dias em que o Sol espreita por entre as núvens, sabe bem ir almoçar junto à praia e ficar a observar a fúria de Neptuno.
Num destes últmos Domingos, fomos almoçar à Praia Grande, perto de Colares, onde comemos um polvo assado com castanhas, no restaurante Angra, mesmo em frente ao areal. Enquanto degustavamos o prato, fomos observando as habilidades de mais de duas dezenas de surfistas que, pelo vistos, fazem desta praia um pequeno santuário para a práctica deste desporto.
Após o almoço, resolvemos ir passear pela praia da Adraga. É fácil chegar lá. Saindo da Praia Grande em direcção ao cabo da Roca, entramos em Almoçageme e depois é só seguir as placas. A praia fica mais ou menos a 1 km da povoação.


A praia da Adraga é relativamente pequena e fica encrustada entre as falésias - para norte fica a Praia Grande, a sul a praia da Ursa. 

Uma boa parte da praia está preenchida por rochas, muitas delas que soltaram das arribas. Há também alguns rochedos que entram pelo mar adentro, e que para além de inúmeras gaivotas, também albergam vários corvos marinhos.


Aqui podemos ver a enorme falésia que é comum também à praia Grande.


O mar estava bastante agitado nesse dia, e o facto de haver pouca gente na praia, tornava o espectáculo ainda mais selvagem.


Nesta altura do ano, o por-do-Sol é relativamente cedo. E mais um vez pudemos apreciar um maravilhoso fenómeno da Natureza.
Cada vez mais ficamos a gostar desta linha de costa que vai desde o Guincho até à Praia Grande. A praia da Ursa é sem dúvida a mais selvagem, e exige muito esforço físico para lá chegar. A Praia Grande, é óptima para almoçar calmamente e apreciar as manobras dos surfistas. A praia da Adraga, que fica entre as duas, é uma praia que fica a meio termo entre as duas, mas que tem o seu encanto próprio, sobretudo nesta altura do ano.

2 comentários:

  1. Um recanto que não conheciamos e bem perto da Praia Grande que costumavamos frequentar antes de virmos para Copenhaga. Para explorar logo que nos seja possivel. Excelentes fotografias!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Que fotografias tão bonitas, então esta última, está simplesmente sublime.

    ResponderEliminar